Atleta da US Elite Sports Agency Zé Teixeira em destaque na reportagem no sitio da Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal sobre o estágio da seleção em Cervínia (Itália).
Cita:
“De 15 a 17 de Novembro, a seleção de esqui-montanhismo esteve nos Alpes italianos, mais concretamente em Cervinia, para efetuar um estágio de preparação para a época de 2014 da modalidade.
Neste estágio, a delegação portuguesa contou com a parceria do Clube de Ski Alpinismo de Chamonix, composta por uma equipa de 25 atletas. Da “nossa” delegação fizeram parte o já experiente atleta Nuno Caetano, que vive em Chamonix e também faz parte daquele clube francês. José Ferreira, atleta que integra a delegação portuguesa desde 2012, voou de Braga até aos Alpes para se juntar àquele grupo.
Durante os três dias, os atletas portugueses aproveitaram para efectuar bastante desnível, uma vez que a estância de esqui de Cervinia permite, a partir da sua base situada a 2200 metros de altitude, fazer ascensões até aos 4000 metros dentro e fora de pista.
Durante os dias de estágio foram efetuados treinos longos de manhã, com vista a efectuar algum volume de treino e, à tarde, faziam-se pequenas simulações de ambiente de prova, onde os atletas percorriam pequenos percursos e neles praticavam os diferentes gestos técnicos desta modalidade.
Por exemplo, a realização de conversões (mudanças de sentido durante as ascensões) em pendentes suaves e outras com maior inclinação, a colocação rápida das “peles de foca” nos esquis para progredir nas subidas, a “desfocagem” (retirar as “peles de foca” para efetuar descidas) ou colocação de crampons para progressão em pendentes mais geladas e inclinadas.
Antes de terminar a jornada de treino, ainda eram efetuados exercícios técnicos de segurança e salvamento, nomeadamente com o uso do A.R.V.A (Aparelho para Detecção de Vítimas de Avalanche), da pá e da sonda, material que é obrigatório em todas as saídas de esqui, sejam elas competitivas ou não. No final de cada dia de treino intenso, o grupo relaxava num restaurante ou café local para troca de impressões
Uma vez que Nuno Caetano faz parte do Clube de Esqui-Alpinismo de Chamonix e, por isso, conhecedor dos pormenores destes estágios, o “novato” José Ferreira comentou a impressão com que ficou deste primeiro estágio da seleção portuguesa de esqui-montanhismo:
“Foi bastante enriquecedor, pois as possibilidades que tenho de treinar em grupo são quase nulas, a não ser quando vou a Chamonix treinar com o Nuno. Quando me desloco a Andorra para treinar, vou com amigos que só praticam esqui alpino e por isso ando muitas vezes sozinho. À parte do treino individual que efectuei com o instrutor Yann Gachet, o ganho de experiência que tive ao treinar e tirar dúvidas com os restantes atletas do Club de Ski-Alp de Chamonix foi enorme, pois a sua experiência de competição e de treino é bastante grande. Espero ter a oportunidade de, no futuro, poder participar em estágios como este e desde já agradecer à FCMP e ao IPDJ o apoio financeiro aplicado nesta espectacular mas ainda pouco divulgada modalidade.”
in FCMP




