Decorreu no passado Domingo, na Golegã, mais uma etapa do Xterra world Tour. Estavam em disputa 35 slots de acesso ao campeonato do mundo, cujo final é no Hawaii. O Xterra é uma variante do triatlo em que o ciclismo é feito em BTT e a corrida se assemelha a uma corrida de trail. A prova com a distância de 1,5km+33km+10km teve na sua lista de inscritos 14 profissionais, entre eles os melhores do mundo da especialidade e terminaram perto de 100 atletas.
Quatro atletas da US Elite Sports Agency estiveram presentes, no qual se destaca Ricardo Pereira que se estreou assim na modalidade. Renato Teixeira começou o segmento de natação muito forte sendo 6º da geral à saída da agua, concluindo o percurso de BTT no 7º da geral e primeiro Português. Contudo, devido ao gel não estar nas melhores condições, perdeu muito tempo na última corrida, segmento onde é mais competitivo, e terminou no 3º do escalão 20-24 e 17º da geral.
Octávio Vicente, a procurar claramente o slot, fez uma corrida muito forte e terminou em 10º da geral e 1º do escalão 30-34. Jorge Duarte especialista em longa distância fez também uma bela prova e terminou em 11º da geral e 2º do escalão 30-34. Ricardo Pereira estreou-se na modalidade e fez um honroso 56º da geral (não oficial).





