-Deu inicio ao ciclo de artigos técnicos sobre treino, pelo director técnico da US Elite Sports Agency Urbino Santos, no site Trail de Portugal.
“Numa sociedade onde o stress se expande de forma incontrolável com consequências nefastas e por vezes irreparáveis, o fenômeno desportivo nas suas diversas formas de manifestação assume-se cada vez mais como a “cura milagrosa” à qual muitos de nós recorremos para resolver toda esta problemática.
Não me considerando diferente de todos os demais, considero-me no entanto um felizardo.
Após 18 anos como praticante desportivo de várias modalidades entre as quais dou principal importância ao Triatlo, foi em 1998 que dei inicio à minha carreira de Treinador Desportivo. Nos últimos 15 anos tive o prazer de trabalhar com inúmeros atletas aos quais reconheço, sem excepções, um papel preponderante em toda a minha aprendizagem.
Foi assim com uma enorme satisfação que ouvi e aceitei a proposta do Trail de Portugal, na pessoa do seu criador Jorge Esteves para passar um pouco do testemunho relativamente a toda esta temática do Treino Desportivo.
O que se pretende com este ciclo de artigos a que hoje damos início é dotar todos aqueles que se dedicam de forma assídua à potenciação do seu rendimento (independentemente dos objetivos a que se propõem), dos conhecimentos base para atingirem as suas metas sem colocarem em causa a sua integridade.
Numa modalidade como o Trail, onde o volume quilométrico se assume como uma variável fundamental que não pode ser ignorada, independentemente desses mesmos objetivos tão diversos, torna-se essencial o domínio de muitas questões relacionadas com o fenômeno do Treino Desportivo.
Quando dei início à minha colaboração com atletas de Trail, nunca imaginei vir a ter um atleta selecionado (já pela 3ª vez) para o Ultra Trail do Monte Branco. Como conseguimos? Com querer, dedicação, entrega e acima de tudo com a confiança mútua desenvolvida ao longo dos anos.
Em todo este processo, as dúvidas vão surgir; os resultados podem tardar em aparecer; as lesões vão atrapalhar a evolução; a envolvência profissional de muitos daqueles que nos estão a ler neste momento não vai deixar realizar o que seria o treino ideal; mas… a vontade de querer lá chegar vai manter-nos sempre focados no que são os objetivos propostos.
O Treino Desportivo é mesmo assim. Cheio de variáveis e condicionantes e é o sabermos lidar com todas essas variáveis e condicionantes que fará a diferença.
O slogan da United Colors of Benetton “TODOS DIFERENTES TODOS IGUAIS” é algo que aqui se torna completamente desadequado. No que se refere ao treino desportivo o slogan correto seria “TODOS DIFERENTES TODOS DIFERENTES”.
Se no final desta colaboração houver alguém que diga: FIZESTE A DIFERENÇA, vou sentir que cumpri com os objetivos propostos.”
URBINO SANTOS
Diretor Técnico USELITESPORTSAGENCY




É sempre bom trabalhar com profissionais. Obrigado!