Daniel Bastos, atleta de BTT variante de Maratonas, destacou-se em 2013 pelo título do Regional do Porto e da taça, e a nível nacional terminou em 5º lugar a taça de Portugal, tendo feito um pódio. Após uma época quase perfeita vai nos falar um pouco da sua preparação e também objectivos para 2014.
Este ano foste campeão regional do Porto de Up-Hill, taça e campeão de Maratonas; a nível Nacional ficaste em 5º e ainda fizeste um pódio. O que ficou por ganhar?
DB:Não ficou nada para ganhar, cumpri com todos os objetivos que me tinha proposto no início da época.
Qual foi o momento mais alto da época?
DB:Há dois momentos altos que eu tive esta época: o primeiro foi ter feito um pódio na Taça de Portugal, o outro foi ter conseguido ser campeão regional do Porto titulo que me fugia já à duas temporadas.
O primeiro pódio na taça de Portugal de maratonas foi vivido com muita emoção, podes nos descrever esse sentimento?
DB:Para mim não ha palavras para descrever esse momento, foi uma sensação única, que pensava nuca conseguiria tal feito.
Muitas pessoas devem achar que treinas muitas horas por dia para ter esses resultados, qual a média de horas/km´s por semana?
DB:Isso depende um pouco da carga que fazemos, mas faço em média 14h a 16h de treino semanal.
A tua preparação da época é fixada em objetivos mas também inclui corrida a pé, preparação física, reforço muscular, alongamento entre outros cuidados, e achas que tem sido importante na tua evolução e principalmente ao nível de lesões?
DB:Sim é importante, principalmente no btt em que estamos constantemente a levar “porrada”,e com um bom reforço muscular é meio caminho para não termos lesões. A nível da corrida a pé não é o meu forte mas tenho feito e há alturas em provas que é importante termos essa preparação.
Qual o papel que dás ao apoio familiar como base no sucesso?
DB:Para mim o apoio da família é muito importante, sem esse apoio não teria tido os resultados que tive esta época.
O ano de 2013 foi marcado por muita polémica por muitos casos positivos de doping no BTT. Na tua opinião, quais seriam as medidas a tomar para acabar com esta prática perigosa e desonesta?
Se ficasse provado e comprovado que um atleta seja ele qual for que se dopou para poder tirar partido sobre os adversários a medida era simples, irradiação!
Quais os teus objetivos para a próxima época?
DB:Os meus objetivos para a próxima época passam por tentar melhorar os resultados que alcancei na Taça de Portugal de Maratonas, campeonato nacional e se possível fazer pelo menos mais um pódio.
Que conselhos dás às pessoas que querem iniciar a prática de BTT?
DB:Aconselho vivamente, pois traz-nos uma sensação de liberdade única. Para além disso, se pretender seguir a via competitiva, muita força de vontade e espirito de sacrifício…